sábado, 13 de fevereiro de 2010

TEXTO SOBRE O FILME( DIVÃ)

O filme Divã conta uma narrativa,ou seja,é narrado pela a personagem principal do filme Mercedes ( Lília cabral), uma mulher madura no alge de seus quarenta anos e que vive aparentemente feliz. É casada com Gustavo ( José Mayer) e mãe de dois filhos e a melhor amiga de Mônica com quem conta seus segredos e desabafos da vida "normal" que leva.
A partir desta rotina e frustrações, ela vai a procura de um possível sentido para tudo isso e resolve procurar um analista e não imagina ela que é neste momento que sua vida vai começar a mudar.
No divã contando suas experiências de vida, pessoal e profissional, ela por si só já descobre muitas de suas insatisfações, é neste momento que ela vai viver novas experiências, contando quase sempre com a ajuda de sua melhor amiga, as suas descobertas.
O filme traz deste altas risadas a um triste silêncio, pois mesmo ouvindo suas histórias com o analista, o filme nos passa uma idéia de que é normal conversar com um profissional da psicologia sobre os problemas os quais algum dia passamos ou vamos passar é sem dúvida uma grande forma de procurar ajuda ou se auto-ajudar.
Destaquei alguns pontos interessantes do filme em relação a linguagem que trabalhamos em sala de aula: Foi quando Mercedes estava pensando no quarto na companhia de seu marido, primeiro ela perguntou ao marido um tipo de carro que eles costumavam usar na época quando namoravam na juventude e deu exemplos e neste pensamento ela lembrou de outro namorado que estava com ela no maior "amasso" e ela pediu para que ele pronunciasse a palavra problema errado então ele falou: pobrema e ela saiu correndo. Bem nesta passagem houve claramente um vício de linguagem, pois consiste em grafar ou pronunciar uma palavra em desacordo com a norma culta. Barbarismo, nesta a passagem da linguagem científica foi a de função expressiva, adequada a comunicação ou expressões das emoções ou vivências psicológicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário